Superando o efeito do produto e melhorando a precisão da detecção
Apesar da amplitude da tecnologia disponível para detecção de objetos estranhos, certos tipos de alimentos exibem um forte efeito de produto, tornando-os difíceis de inspecionar por métodos convencionais.
Os detectores indutivos de metal têm uma séria desvantagem quando se trata de produtos difíceis como estes: ao aumentar a sensibilidade de detecção para ajustar o efeito do produto, a taxa de falsos rejeitos aumenta.
Isso leva à perda de um bom produto.
Os sistemas de inspeção de produtos baseados em raios X são uma alternativa possível, mas apresentam a desvantagem de serem mais caros do que os detectores de metal.
Novas tecnologias que combinam alta precisão e acessibilidade fornecem uma solução promissora para esses desafios.
"THiNK", a mais recente inovação da sede da Sesotec, é um sistema de detecção de metais equipado com inteligência artificial.
Esta tecnologia permite eliminar virtualmente a interferência causada pelo efeito do produto.
Como funciona a detecção de metais com o THiNK?
Como os detectores de metal convencionais, o THiNK usa tecnologia multi-simultânea para aplicar várias frequências ao produto que está sendo inspecionado.
Usando a tecnologia IA, o THiNK isola os sinais do efeito do produto, criando limites de detecção adicionais.
Todos os sinais que estão fora desses limites são identificados como contaminantes metálicos.
A sensibilidade de detecção aumenta, e as falsas rejeições são reduzidas por meio de um cálculo de limite mais “inteligente”.
Como a detecção de metais do THiNK beneficia os clientes
Produtos com níveis elevados ou flutuantes de efeito do produto (devido, por exemplo, à embalagem metalizada ou armazenamento em salmoura ou água) podem ser inspecionados de forma mais confiável.
As falsas rejeições e o desperdício de alimentos que causam são reduzidos.
Os regulamentos e padrões de segurança de alimentos (por exemplo, IFS, BRCGS, M&S, etc.) podem ser mantidos de forma confiável.
Comparado com uma máquina de inspeção de raios-X, um detector de metal com THiNK é a opção mais econômica.
THiNK…
Os algoritmos de IA aumentam a confiabilidade e a precisão com que os contaminantes são detectados no processo de fabricação de alimentos.
Os detectores de metal para indústria alimentícia habilitados com IA podem inspecionar com eficiência produtos embalados em filmes metalizados.
O desperdício de alimentos é reduzido, os padrões de segurança de alimentos são mantidos, recursos são economizados e o lucro aumenta à medida que a produtividade aumenta.
A tecnologia THiNK da Sesotec estará disponível como um modelo licenciado a partir de novembro de 2020.
Fonte: Using artificial intelligence for sustainably profitable food processing - www.sesotec.com - 16/10/2020.