Novo Software de Raios-X

Para melhor Detecção, Eficiência e Conformidade

A inspeção por Raios X oferece soluções atraentes para os desafios da segurança de alimentos.

 

Nessa linha, os especialistas da Sesotec explicam os benefícios do software de alta tecnologia para a produção eficiente de alimentos e maior segurança de alimentos.

Dasp Pack | Equipamento de Inspeção por Raios X | Touch Screen

Para os cientistas, legisladores e principalmente empresas processadoras de alimentos, os temas de segurança e qualidade dos alimentos são um desafio permanente.

 

Além disso, uma vez que os reguladores governamentais não podem controlar ativa e totalmente a segurança dos alimentos, é a indústria de alimentos em particular que carrega o peso da responsabilidade. O princípio da autorregulação é fundamental, o que significa que quem produz alimentos e os coloca no mercado é responsável pela segurança do alimento e pelas consequências da contaminação por corpos estranhos. Portanto, é indispensável uma produção que esteja de acordo com as diretrizes estabelecidas.

 

Ao mesmo tempo, é claro, é importante prestar atenção à eficiência e à relação custo-benefício.

 

A tecnologia inovadora de inspeção por Raios X industrial contribui de forma importante para os esforços em atender aos requisitos de máxima segurança de alimentos e alcançar a eficiência econômica na produção de alimentos. Isso inclui a implementação de soluções modernas de software que suportam e otimizam a eficiência do hardware do equipamento de Raios X.

 

No artigo seguinte, explica-se o estado atual destes esforços, tendo em conta as demais vantagens relevantes.

Os benefícios dos recursos de alta tecnologia na inspeção por Raios X para maior segurança de alimentos

 

A qualidade dos alimentos é uma prioridade. Produtos alimentícios defeituosos e contaminados devem ser evitados a todo custo para evitar consequências de longo alcance, como recalls caros, amplas reivindicações de recursos ou, no pior dos casos, danos à saúde por parte do consumidor final.

 

Soluções modernas de software, como as usadas nos sistemas de inspeção por Raios X da Sesotec como contrapartida de suporte às funções de hardware comprovadas dos dispositivos de Raios-X industriais, fornecem uma solução.

 

Dependendo do fabricante e do modelo de inspeção por Raios X industrial, as empresas de processamento de alimentos se beneficiam de vários recursos de software. Esses recursos variam de software que garante padrões comuns a soluções inovadoras que oferecem vantagens de desempenho exclusivas.

 

O que eles têm em comum, no entanto, é que eles fazem uma importante contribuição para otimizar a precisão da detecção, apoiar a conformidade com os padrões de segurança dos alimentos e aumentar a usabilidade e a produtividade na produção de alimentos.

 

Alguns exemplos de recursos de software são descritos abaixo.

 

Alta precisão e eficiência de detecção

 

Enquanto a detecção de metais registra distúrbios desencadeados pela condutividade e propriedades magnéticas de metais ferrosos, metais não ferrosos ou aço inoxidável, a tecnologia de inspeção industrial por Raios X se concentra na comparação de densidade.

 

O método é particularmente adequado para corpos estranhos de alta densidade, como pedras ou metais. No entanto, muitas vezes são reveladas deficiências na detecção de corpos estranhos com densidade mais baixa.

Dasp Pack | Tipos de Contaminantes Detectáveis pelo Raio X Indusrial

Como resultado, o risco de não detectar contaminantes como ossos, fios metálicos e fragmentos de vidro pode ser alto. É por isso que, ao selecionar um sistema de inspeção por Raios X adequado, é aconselhável garantir que ele contenha recursos que melhorem a detecção de ossos, fios metálicos e cacos de vidro. Por exemplo:

 

• Osso: Por muito tempo, a detecção de ossos no processamento de carnes e aves foi um desafio. Com o software apropriado, a identificação de ossos e cartilagens é amplamente otimizada.

 

• Fios de metal: Os arames metálicos - não importa o tipo de metal e o diâmetro - também são detectados. Isso inclui fios menores que podem permanecer indetectáveis ​​com outros métodos de detecção, como o detector de metais.

 

• Fragmentos de vidro: O vidro em particular é muito difícil de identificar com outros métodos de detecção. O filtro de software otimiza ainda mais as vantagens gerais da inspeção por Raios X em relação à comparação de densidade na detecção de fragmentos de vidro.

Os filtros podem se complementar. Por exemplo, o filtro de vidro em combinação com o filtro de osso detecta de forma muito melhor, os corpos estranhos grandes e planos com baixa densidade.

 

Mas isso não é tudo, pois propriedades como o peso ou a forma dos produtos alimentícios também desempenham um papel importante. Os sistemas de inspeção por raios X incluem soluções de software para a identificação confiável de desvios de peso e forma e para a verificação completa dos produtos individuais em uma linha.

 

O software calcula o peso dos produtos, levando em consideração dimensões e densidade, e identifica produtos quebrados, deformados ou ausentes dentro de uma embalagem. Isso é particularmente eficiente em termos de tempo em combinação com soluções de software que permitem a inspeção simultânea por Raios X de vários produtos em várias linhas.

 

As características comuns para isso são:

 

• Múltiplas Linhas: Permite a inspeção simultânea por Raios X de até 4 linhas. Produtos de várias linhas podem ser combinados e inspecionados em um equipamento.

 

• Múltiplos Produtos: Permite transportar até 20 produtos diferentes. O software reconhece qual produto está passando pelo Raio-X e seleciona o parâmetro apropriado definido em milissegundos.

 

• Analisador de Área: Permite definições de áreas dentro de uma imagem de raio-X. A contagem e a pesagem são possíveis para cada zona de forma independente e permitem sensibilidades de detecção ideais.

Conformidade com as normas atuais de segurança dos alimentos

 

O monitoramento e a documentação completos e eficientes de todas as medidas de conformidade com os padrões de segurança dos alimentos - como IFS, BRCGS ou FSSC 22000 e para identificar possíveis pontos fracos - é simples na teoria, mas não na prática. Isso ocorre porque a infinidade de regras, regulamentos e padrões, juntamente com as condições de estrutura em constante mudança, está se tornando cada vez mais complexa. As soluções de software permitem uma documentação perfeita e eficiente por meio de:

 

• Verificações de Auditoria: O software orienta você na rotina de auditoria e registra todas as etapas para o monitoramento adequado da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Com a ajuda da verificação de auditoria, os pontos fracos podem ser identificados, corrigidos e documentados com mais facilidade.

 

• Previsões de sensibilidade: O software permite que o sistema de inspeção por Raios X Industrial seja aprimorado por meio de cálculo virtual, sem a necessidade de um cartão de teste ou ampla entrada do operador. A sensibilidade de detecção de aço inoxidável e vidro é determinada automaticamente. Os cartões de teste são armazenados no software em todos os tamanhos e são calculados com a imagem em escala de cinza do produto - como se um produto com um cartão de teste estivesse realmente sendo gravado.

 

Modo de Conformidade: A precisão de detecção necessária pode ser definida manualmente. Em caso de alterações de parâmetros, estes podem ser facilmente armazenados no software para garantir uma estabilidade de processo constante e flexível.

 

Automonitoramento: O software verifica continuamente as sensibilidades atuais em intervalos de tempo definidos. Esse controle permite a identificação imediata de desvios, emite contramedidas rápidas e, assim, aumenta a estabilidade geral do processo de produção.

 

Processo de validação: O processo de validação fornece evidências de que a meta de qualidade desejada para o produto foi alcançada. Os dados do produto e as informações sobre o sinal de detecção são avaliados e integrados no equipamento para criar o certificado de validação em formato PDF. O menu fornece suporte passo a passo na realização do processo de validação e permite documentação e rastreabilidade sem papel.

Dasp Pack | Tela Raio X | Facilidade de Utilização

Maior facilidade de uso

 

Medidas que economizam tempo e custos contribuem para o sucesso econômico das empresas de processamento de alimentos. A detecção confiável de objetos estranhos - e, portanto, a máxima segurança dos alimentos - ainda depende em grande parte do fator humano e requer um alto nível de motivação e aceitação do usuário.

 

O engajamento bem-sucedido do usuário é a única maneira de evitar erros no processo de produção, danos à saúde do consumidor final e perda de reputação comercial a longo prazo.

 

Para isso, também, existem várias soluções de software que oferecem alívio ao pessoal operacional, reduzindo a quantidade de entrada necessária e, ao mesmo tempo, tornando-o muito mais eficiente em termos de tempo, custo e resultado. Esses incluem:

 

Detecção automática de bordas: O software detecta automaticamente efeitos de embalagem que inibem a sensibilidade e ajusta o filtro aos contornos do produto. Não é necessária expertise em técnicas de filtragem para os operadores.

 

• Ajuste automático da fonte de Raios X: Como parte do processo de aprendizado, a saída ideal de Raios X é definida de forma totalmente automática para máxima precisão de detecção (Auto KV).

 

Detecção de clipe: Uma solução de software com a função "ignorar clipe" permite aos usuários ocultar o valor de cinza de um clipe de metal e, assim, aumentar a sensibilidade de detecção dentro do produto. Tudo o que é necessário é verificar essa função específica no menu de filtro.

 

Conclusão

 

Produtos defeituosos e contaminados podem ter consequências graves. Recalls, danos à saúde por parte do consumidor final e/ou pedidos de recurso são onerosos para as empresas de alimentos e particularmente prejudiciais à sua reputação e imagem.

 

Dependendo do fabricante e dos modelos de inspeção por Raios X industrial, existem várias soluções de software no mercado que auxiliam as empresas de processamento de alimentos a aumentar a precisão da detecção, produtividade, conformidade e facilidade de uso para que esses piores cenários não ocorram.

 

Particularmente dignas de nota são as soluções de software que suportam a implementação em conformidade com as diretivas de vários padrões de segurança de alimentos, como IFS, BRCGS ou FSSC 22000, e fazem uma contribuição valiosa para a produção eficiente e, ao mesmo tempo, aumentam a segurança de alimentos.

Fonte: Modern X-ray equipment software for better detection, efficiency and compliancewww.sesotec.com